Viagem ao Hawaii
Fomos passar 6 dias a Maui e 3 dias em Oahu (a ilha principal). Ia com expectativas normais, nem muito altas nem muito baixas, e posso dizer-vos que apesar de não ter visitado a suposta ilha mais bonita - Kauai - adorei as ilhas que visitei! Maui, apesar deter um clima semi árido, tem praias paradisíacas! Ficámos em Napili (Napili Point Resort), zona oeste da ilha, e parece que fizemos uma boa escolha - água quente, transparente, provavelmente o melhor mar onde já nadei! Muitos mergulhos, muito snorkeling e muitas poke bowls com o atum mais fresco do mundo!
As praias são perfeitas para crianças pois tem poucas ondas durante o verão e temperatura é ideal para estar o dia todo a mergulhar. As nossas praias preferidas foram a Kanapali e a Napili.
Apesar de termos passado a maioria dos dias a explorar as praias, aproveitámos para visitar uns amigos na zona central da ilha, onde o clima é mais tropical e chove praticamente todos os dias. Durante essa estadia fomos até ao norte da ilha e visitámos as cascatas "twin falls", cujo o trilho é óptimo para quem leva crianças mais pequenas, e ainda dá para tomar um banho refrescante.
Em termos de sítios para comer, a grande desvantagem é ser tudo muito caro face à variedade e qualidade das coisas. Tirando as poke bowls, nada é espectacular. Eu sou muito exigente com a comida e na maioria das vezes prefiro cozinhar, pois para além de me saber melhor, fica muito mais em conta. Como ficámos num apartamento com cozinha, fizemos todos os pequenos-almoços em casa: ovos; abacate; fruta local; iogurtes e café era a nossa lista de compras. Ao almoço íamos buscar umas poke bowls com arroz ao supermercado e comíamos em casa ou na praia. Ao jantar grelhávamos carne no grelhador do condomínio e comíamos com salada.
Nestas situações sou sempre muito prática, se não há sítios espectaculares e imperdíveis para se comer, prefiro ir às compras e cozinhar em casa. É mais saudável e fica muito mais em conta.
Seguimos de Maui para Honolulu, que fica na ilha de Oahu, cerca de 1h de voo. O Pedro tinha uma conferência nessa ilha e por isso ficámos no hotel onde ele tinha de trabalhar. Ficámos em Waikiki, e posso dizer que adorei! Imaginem Nova Iorque misturada com Malibu e têm Waikiki! Ficámos mesmo em frente da praia de Waikiki, areia branca, água azul turquesa, e centenas de pessoas a surfar. Ondas atrás de ondas, quase como se houvesse uma máquina dentro do mar a produzi-las de tão idênticas que eram. É uma praia de cidade, por isso bastante movimentada, onde as pessoas ficam pouco tempo, algumas só para dar um mergulho, outras para apanhar umas ondas. O mais surreal era ver as pessoas a passearem de fato de banho e prancha debaixo do braço por entre os arranha-céus. À noite, uma energia contagiante, com pessoas a passear junto à praia, luaus, animação em todo lado, e até apanhámos um cinema ao ar livre no meio da praia onde passaram o filme dos Trolls com centenas de famílias a assistir.
Gostei tanto da onda de Waikiki que era bem capaz de viver lá durante uns anos! Mas só um par de anos, que isto de viver numa ilha a vida toda deve ser estranho.
Ficámos pouco tempo em Oahu, mas aproveitámos para alugar um carro e ir até à North Shore ) zona Norte da ilha onde fica a famosa onda de Pipeline - spoiler alert, no verão a onda não existe! Flat como um rio. Seguimos para uma praia que fica junto ao Turtle Bay Resort - praia perfeita para snorkeling, calminha e com uma zona de relvado ampla onde podemos estender as toalhas sem ter que ficar na areia.
Ao fim do dia passámos pela Shark cove - uma baía pequena onde ainda vimos tartarugas e vários peixes coloridos. Esta zona tem a água que dá pelo joelho, e por isso é óptima para quem tem filhos pequenos que ainda não estejam habituados a nadar em mar fundo.
Acabámos a jantar numa zona de food trucks ( por falar nisso, food trucks é o que há mais no Hawaii) e comemos mais uma poke bowl, mas esta foi para o nosso top 3 porque estava divinal!
No último dia, antes de regressarmos a Cleveland, fomos mais uma vez até North Shore para visitar o Kualoa Park onde foi filmado o Jurassic Park e onde são ainda hoje é utilizado como cenário de muitos filmes e séries conhecidas. Para quem é da minha geração, conseguem imaginar o nível de excitação em que eu estava?? Foi uma combinação de última hora, mas que valeu muito a pena!
Comments